Curso Básico de Fotografia – Velocidade

4. Velocidade

 

O segundo recurso para regular a quantidade de luz da exposição é o tempo durante o qual o sensor ou filme fotográfico fica exposto à imagem a ser fotografada. Nas câmeras convencionais e nas modernas DSLRs, uma “cortina” denominada de obturador se abre e fecha permitindo a passagem da luz por um tempo determinado. Quanto menor a luminosidade do ambiente, maior deve ser o tempo que obturador tem que permanecer aberto para captar luz suficiente para a correta exposição. De forma inversa, se o ambiente possui muita luz, o tempo de exposição deve ser menor. Nas câmeras digitais mais simples, a cortina mecânica foi abolida e a exposição é controlada eletronicamente pelo tempo de leitura do sensor.

A velocidade do obturador é medida em frações de segundo. Uma escala típica de velocidades costuma ter os seguintes valores:

1s, 1/2s, 1/4s, 1/8s, 1/15s, 1/30s, 1/60s, 1/125s, 1/250s, 1/500s, 1/1000s

Esses números são representados nas câmeras fotográficas simplesmente pelo valor da fração:

1”, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 500, 1000

Portanto, a velocidade “2” representa meio segundo e “1000”, um milésimo de segundo. Nas câmeras profissionais e modernas a escala pode ir de alguns segundos até 1/4000s (ou mais).

Percebe-se que a cada valor da escala, o tempo é fracionado pela metade, o que quer dizer que a cada número que aumentamos na escala, diminuímos o tempo de exposição pela metade.

Em vias de regra, fotografar com velocidades abaixo de 60 (1/60s) costumam resultar em fotos “tremidas” ou borradas pelo movimento, a menos que a câmera esteja apoiada num tripé ou possua algum mecanismo de estabilização da imagem.

Cap1-Fig4-1-Foto Tremida
Figura 4.1: Foto borrada pelo movimento

Perceba que na foto acima, o olho do gato está nítido, portanto não se trata de uma foto sem foco. O borrado é resultado do movimento capturado por uma baixa velocidade do obturador.

As diferentes velocidades podem ser usadas a nosso favor dependendo se queremos do efeito que desejamos dar a uma cena em movimento. Abordaremos isso com mais detalhes em outro momento.

Se desejar conhecer mais sobre o obturador, leia mais:

http://imaging.nikon.com/history/basics/01/01.htm
http://digital-photography-school.com/how-a-typical-dslr-shutter-works

[3. Abertura] [Índice] [5. Sensibilidade]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *