Regra do Terço

Independente dos recursos técnicos de uma câmera, a composição dos elementos da cena fotografada faz toda a diferença na estética da foto. Ou seja, uma foto fica interessante e agradável ao olhar (ou não) dependendo de como você enquadra os elementos da cena.

Existem diversas regras que nos auxiliam a compor uma foto, mas sem dúvida, uma regra fundamental é a Regra do Terço. Basicamente, ela consiste em “dividir” o quadro em 3 partes na horizontal e 3 partes na vertical, posicionando o ponto de interesse em um dos cruzamentos das linhas que dividem esses terços, favorecendo o equilíbrio assimétrico da cena.

terço

De modo geral, a simetria dos elementos deve ser evitado porque “divide” a atenção do expectador e o ideal é que exista somente um ponto de interesse na foto, para onde o olhar do expectador será dirigido.

Contudo, tenha em mente que as regras de composição servem apenas como diretivas e não significa que não possam ser quebradas, dependendo da mensagem que desejamos transmitir. Outro aspecto a ser considerado, é o fato de que existem outras regras e uma foto pode ter elementos simétricos, por exemplo, mas atende a outras regras, como o uso de linhas geométricas para direcionar o olhar do expectador ao ponto de interesse. Essas regras serão abordada com mais detalhes no Curso de Fotografia Básica desse blog.

Veja esse vídeo para ajuda-lo a entender melhor essa e algumas outras regras: Framing and Composition Tutorial

 

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *