Lentes: Distância Focal x Tamanho de Sensor

Tenho visto muita polêmica nos fóruns a respeito distâncias focais das lentes em relação às câmeras com diferentes tamanhos de sensor. Coisas do tipo “se uma lente 50mm ‘vira‘ 75mm numa câmera com sensor ‘cropado” e por consequência, intermináveis discussões.

Para facilitar o entendimento da relação entre distância focal e tamanho do sensor, precisamos ter em mente alguns conceitos:

  • Distância Focal: Primeiro, precisamos entender que a distância focal é a distância entre o centro ótico da lente e o seu ponto focal, onde a imagem é formada. Essa distância é fixa, determinada pelo projeto da lente, não importando o tamanho do sensor utilizado. Em outras palavras, uma lente com distância focal de 50mm, sempre vai projetar a imagem à 50mm do centro ótico da lente, independentemente do tamanho do sensor.
  • Ângulo Focal: A distância focal determina o segundo conceito que é fundamental para nosso entendimento: o ângulo focal ou campo de visão. Quanto maior a distância focal, menor é o ângulo focal. Por consequência, quanto maior a distância focal, menor é a distância aparente por causa do campo de visão mais reduzido. Em outras palavras, sempre temos a impressão de que uma teleobjetiva “aproxima” os objetos mas na realidade, estamos simplesmente vendo uma área menor dele porque o ângulo focal é menor. O raciocínio inverso se aplica com a redução da distância focal.
  • Tamanho do Sensor: O terceiro conceito fundamental, diz respeito ao tamanho do sensor. Antes do surgimento e popularização das câmeras digitais, o formato padrão para películas de filmes (negativos) era o chamado 35mm, onde a imagem era capturada em quadros (frames) de 36 x 24mm. Hoje, nas câmeras DSLR temos a grosso modo, sensores Full Frame, com o mesmo tamanho de um frame de filme 35mm e os sensores no formato APS-C, com aproximadamente 23,5 x 15,6mm (aproximadamente meio quadro do formato 35mm), popularmente chamado de “cropado“.
  • Objetiva Normal: Para completar, precisamos saber que as objetivas podem ser classificadas em grande angulares, normais e teleobjetivas. Uma objetiva é classificada como normal, quando o campo de visão (ou ângulo focal) e a perspectiva se aproximam ao percebido pelo olho humano. No caso do formato 35mm (ou Full Frame) ela deve possuir distância focal em torno dos 50mm, cujo ângulo focal gira em torno de 50 graus. Lentes com ângulos focais maiores são consideradas grande angulares, assim como para ângulos menores, teleobjetivas.

De posse desses conceitos, podemos observar no gráfico abaixo, que preservando a distância focal, um sensor “cropado” captura uma porção menor da imagem projetada pela lente, quando comparado com um sensor “full frame“. Isso implica em um ângulo focal mais reduzido, produzindo uma imagem equivalente à uma lente com distância focal maior para um sensor “full“.

Por outro lado, se desejamos preservar o ângulo focal num sensor menor, torna-se necessário avançá-lo para mais próximo da lente. Em outras palavras, precisamos usar uma lente com distância focal menor. No caso do sensor APS-C, a lente 35mm é a que oferece o campo de visão (ângulo focal) semelhante à lente 50mm para o sensor Full Frame, o que a torna objetiva “normal” para esse formato.

Entretanto, apesar de possuírem ângulos focais semelhantes uma lente 35mm para um sensor “cropadonão se comporta exatamente como uma lente 50mm para um sensor “full” porque existem outras características que se modificam com a alteração da distância focal, como a perspectiva e principalmente a profundidade de campo.

Diante do que foi dito, podemos afirmar que uma lente nunca “vira” outra com a mudança do tamanho do sensor, mas podem ser consideradas “equivalentes“.

Regra do Terço

Independente dos recursos técnicos de uma câmera, a composição dos elementos da cena fotografada faz toda a diferença na estética da foto. Ou seja, uma foto fica interessante e agradável ao olhar (ou não) dependendo de como você enquadra os elementos da cena.

Existem diversas regras que nos auxiliam a compor uma foto, mas sem dúvida, uma regra fundamental é a Regra do Terço. Basicamente, ela consiste em “dividir” o quadro em 3 partes na horizontal e 3 partes na vertical, posicionando o ponto de interesse em um dos cruzamentos das linhas que dividem esses terços, favorecendo o equilíbrio assimétrico da cena.

terço

De modo geral, a simetria dos elementos deve ser evitado porque “divide” a atenção do expectador e o ideal é que exista somente um ponto de interesse na foto, para onde o olhar do expectador será dirigido.

Contudo, tenha em mente que as regras de composição servem apenas como diretivas e não significa que não possam ser quebradas, dependendo da mensagem que desejamos transmitir. Outro aspecto a ser considerado, é o fato de que existem outras regras e uma foto pode ter elementos simétricos, por exemplo, mas atende a outras regras, como o uso de linhas geométricas para direcionar o olhar do expectador ao ponto de interesse. Essas regras serão abordada com mais detalhes no Curso de Fotografia Básica desse blog.

Veja esse vídeo para ajuda-lo a entender melhor essa e algumas outras regras: Framing and Composition Tutorial