Curso Básico de Fotografia – Relação A x V x S

6. Relação Abertura x Velocidade x Sensibilidade

 

Agora que você já sabe que precisamos de uma quantidade de luz específica para a correta exposição, vamos ao que realmente interessa.

Vimos que a quantidade de luz:

  • Aumenta o dobro a cada ponto de aumento na escala de abertura do diafragma;
  • Reduz pela metade a cada ponto de aumento na velocidade do obturador; e,
  • Aumenta o dobro a cada ponto de aumento na escala de sensibilidade (ISO).

Fica claro agora, que existe uma relação entre velocidade, abertura e sensibilidade. Isso significa que podemos obter a exposição correta usando diferentes combinações desses três parâmetros.

Considere que para um determinado estado de iluminação, a exposição correta seja obtida com a seguinte combinação: Abertura (A) 5.6, Velocidade (V) 15 e Sensibilidade (ISO) 100.

Relação AVS-1

Como 15 (1/15s) é uma velocidade resultará em uma foto “tremida”, podemos ajustar a velocidade para 60, aumentando dois pontos na escala de velocidade. Isso, contudo reduzirá o tempo de exposição e por consequência, a quantidade de luz a ¼ (metade da metade) da quantidade de luz que obtemos com a velocidade 15.

Para compensar essa perda de luz, podemos aumentar a abertura em dois pontos, diminuindo na escala seu valor na escala, passando de 5.6 para 2.8. Dessa forma aumentamos a quantidade de luz em 4x (dobro do dobro).

Relação AVS-2

Se você está utilizando uma câmera digital, pode aumentar a velocidade sem modificar a abertura, ajustando o valor ISO. Aumentando em dois pontos na escala, de ISO 100 para ISO 400, a câmera precisará de apenas ¼ (metade da metade) da quantidade de luz no sensor para obter a exposição correta. Com isso você poderá aumentar a velocidade para 60, sem modificar a abertura.

Relação AVS-3

Dessa forma, continuamos a obter a exposição correta, sem o risco de ter uma foto “tremida” como resultado.

Claro que esses ajustes não servem apenas para se evitar fotos “tremidas”, mas podemos obter diferentes efeitos visuais e transmitir diferentes mensagens para uma mesma cena, dependendo dos ajustes desses parâmetros. Por isso o domínio desse aspecto técnico torna-se tão importante para a linguagem fotográfica.

[5. Sensibilidade] [Índice] [7. Fotometria]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *